Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

04 setembro 2011

Preparando seu computador para o Java!

Abaixo citarei os passos necessários para preparar o seu computador para o desenvolvimento de aplicativos Java.
Passo 1: Fazendo o download do ambiente de desenvolvimento Java
Para desenvolver QUALQUER programa Java, é necessário instalar na máquina que será utilizada para o desenvolvimento, o Java SDK (Source Development Kit – Kit de desenvolvimento de fontes), é o único pré-requisito para quem quer iniciar.
No momento em que estou digitando este artigo, a versão é a 6, e pode ser encontrada aqui:
A tela que você encontrará será essa (ou parecida):
Clique no botão “Download JDK”, na tela seguinte escolha o seu sistema e avance para a tela de download.
Porque não baixar o JRE (Java Runtime Enviroment – Ambiente de Execução Java)?
Assim como o JDK é necessário para desenvolver, o JRE é necessário só para executar. Baixando somente o JRE, você poderá sim, executar aplicativos Java no seu computador, mas não poderá desenvolvê-los. Baixando o JDK, você terá tanto o ambiente de desenvolvimento quanto o de execução (já que o  JRE está dentro do “pacote” JDK).
Como pode ver, atualmente o JDK está disponível para as seguintes plataformas:
  • Linux / x64
  • Solaris SPARC / x64 / x86
  • Windows / x64
  • Mac OS (Na lista que você verá, provavelmente esta opção não estará disponível. O motivo disso é que os sistemas Mac OS atuais (Mac OS X 10.6/Snow Leopard) já possuem o JDK embutido neles, não sendo necessária a instalação. Legal né? Para ver se realmente está disponível no sistema, abra um Terminal, e digite: javac -version. Se o comando for reconhecido, não leia este artigo =)).
Passo 2: Instalando o JDK
Abaixo explicarei como instalar o JDK no Windows.
Windows:
Após efetuar o download do JDK, abra o arquivo de instalação, leia, se possível, os termos de licença, aceite-os, e prossiga com a instalação.
Não terá que modificar nada da instalação padrão, somente o diretório, SE DESEJAR, mas não é necessário. Aconselho a deixar tudo como está.
Faça o mesmo para a instalação da JRE, que começa logo após a instalação do JDK:
Passo 3: Definir as variáveis de ambiente
Este passo é necessário para que o Windows saiba onde estão localizados os arquivos do JDK. Definir tais variáveis é útil também quando se decide utilizar uma IDE para o desenvolvimento de códigos. Mas isso é algo que veremos mais adiante.
Para visualizar tais variáveis,  vá até o ícone “Computador” no seu desktop,clique com o botão direito do mouse encima dele, e selecione “Propriedades” (ou caso ele não esteja lá, vá no menu Iniciar, e deverá encontrá-lo na parte direita do menu. Clique com o botão direito sobre ele, e selecione “Propriedades”).
Em seguida, selecione “Configurações Avançadas do Sistema“, que fica na parte esquerda da janela que apareceu. Na aba “Avançado“, selecione “Variáveis de Ambiente“:
Na janela “Variáveis de Ambiente“, no painel superior, está a lista de variáveis pessoais, que variam de usuário para usuário. Isso é útil quando você não é a única pessoa a utilizar o seu computador, e você quer que somente você tenha acesso ao desenvolvimento de java (claro, supondo que os outros usuários do computador sejam um pouco mais leigos do que você).
Clique em “Novo…” e defina “JAVA_HOME” como nome da nova variável, e defina o local onde você instalou o JDK, como valor da mesma, no meu caso ficou assim:
Clique em OK para adicionar a variável, e em seguida vá até o painel abaixo, e procure a variável “Path“. Selecione-a, e clique em “Editar…“:
NÃO MODIFIQUE o nome da variável em hipótese alguma!
Vá até o final do campo “Valor da variável“, adicione um “;” (ponto e vírgula) caso não seja este o último carácter da linha, e logo em seguida digite %JAVA_HOME% MAS NÃO CLIQUE EM “OK” AINDA. A presença dos %% faz com que a variável possa ser utilizada em outros lugares, chamada por programas que não precisam necessariamente saber o percurso da instalação do JDK para poder executar o compilador, por exemplo. Mas falaremos disto no próximo artigo.
Logo após ter digitado %JAVA_HOME%, coloque mais um “;” (suponho que a esta altura você já tenha percebido que o ponto e vírgula é o separador de valores de uma variável), e digite o percurso de instalação do JDK (exatamente o valor da variável JAVA_HOME que você declarou acima) com uma pequena adição no final: “\bin”
AGORA clique em OK.
Pronto, o seu computador está pronto para programar Java!
Não acredita? Achou fácil demais? Vamos testar então:
Vá em Iniciar -> Executar e digite: cmd (Ou vá em Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Prompt de Comando)
No prompt digite: java -version. Se o resultado foi similar ao seguinte, foi tudo instalado corretamente!
Autor: Marcelo Gomes

0 comentários:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More