Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

25 agosto 2011

História da linguagem Pascal

A linguagem de programação PASCAL foi criada para ser uma ferramenta educacional, isto no início da década de 70 pelo Prof. Niklaus Wirth do Technical University em Zurique.

Foi batizado pelo seu idealizador de PASCAL, em homenagem ao grande matemático Blaise Pascal, inventor de uma das primeiras máquinas lógicas conhecidas.


Foi baseada em algumas linguagens estruturadas existentes então, ALGOL e PLI, tentando facilitar ao máximo o seu aprendizado. O PASCAL somente ganhou popularidade quando foi adotado pela Universidade da Califórnia, San Diego, em 1973. No mesmo período, em seus cursos, também foram feitas implementações para minis e microcomputadores.

Nas suas primeiras implementações, não era muito amigável ao programador, pois eram necessários vários passos para se obter um programa executável. Primeiro devia se escrever o programa executável. Primeiro devia se escrever o programa em um editor de texto, depois compilá-lo, "lincá-lo" e montá-lo. Quando era feita uma manutenção no mesmo, todos estes passos deviam ser refeitos o que não estimulava os programadores.

Apesar de todas as dificuldades iniciais, de seu propósito educacional e a facilidade de programação, o PASCAL começou a ser utilizado por programadores de outras linguagens, tornando-se para surpresa do próprio Niklaus, um produto comercial. Contudo somente ao final do ano de 1983, é que a soft-house americana Borland Internacional, lançou o TURBO PASCAL para microcomputadores, aliado ao lançamento do TURBO. Também neste mesmo período, houve um grande crescimento no mercado de microcomputadores.

O TURBO PASCAL consegue em um único ambiente, colocar um editor de textos, bastantes parecido com o WordStar e o SideKick, um código fonte ligado a um sistema de detectação de erros, um compilador de 1 passo, o que o torna bastante veloz, com a desvantagem de que apenas um erro é localizado por vez, e também um "linkador" que permite a ligação do programa PASCAL com objetos, mesmos os geradores por outras linguagens.

O TURBO PASCAL em suas primeiras versões, até a sua versão 3, tinha uma tela inicial que também servia de menu principal, todas as rotinas existentes estavam em um único arquivo e o programa executável tinha uma estrutura .COM(extensão). A partir da versão 4, o TURBO teve algumas mudanças conceituas, sendo as principais, de ambiente, tornando-o mais amigável, como a maioria do softwares modernos. As rotinas auxiliares foram divididas de acordo com a atividade que desempenham no programa, e a própria estrutura do programa, .EXE (extensão) que por suas características separa as diversas áreas do programa em segmentos de 64 Kbytes, além de novos tipos reais.

A partir da versão 5.0, foram também adicionadas formas de depuração dos programas que estão em ambiente, a partir da versão 5.5. Foi incrementada também uma estrutura da linguagem orientada por objeto que permite a criação de registro, contendo estruturas de programação (O.O.P.).

Características Inovadoras do Pascal: estruturas de controlo flexíveis; tipos definidos pelo utilizador; ficheiros; records; conjuntos.

0 comentários:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More