COBOL (COmmon Business Oriented Language) - A linguagem COBOL, desenvolvida em 1959 pelo Departamento de Defesa dos EUA e fabricantes de computadores , é padrão para as aplicações comerciais e muito utilizada ainda hoje.
O seu desenvolvimento deu-se de forma independente da máquina.
O código é "English-like" (bastante parecido com a lingua inglesa) e é excelente para a manipulação de ficheiros. Cobol é de entre todas as linguagens, a segunda mais antiga
Embora, hoje em dia não seja comum escrever aplicações novas para microprocessadores com essa linguagem, ela é ainda utilizada em larga escala, em muitos os casos devido à necessidade de manter programas antigos.
O exemplo mais notório disso mesmo, é a movimentação para se corrigir o bug do ano 2000, o qual acabou por colocar o Cobol mais uma vez na ordem do dia.
Cobol é uma linguagem com abundancia de "palavras", os programas escritos em Cobol tendem a ser mais longos do que os mesmos programas escritos noutras linguagens. Isto pode perturbar quem programa em
Cobol, mas a grande abundancia de "palavras" permite que se entenda facilmente os programas, porque tudo é escrito de forma clara.
Características Inovadoras do Cobol: código mais legível do que o Fortran estrutura de dados heterogénea (record) .
0 comentários:
Postar um comentário